quarta-feira, 31 de março de 2010

A validade dos créditos comprados para ligações em celulares

de Alamar Régis Carvalho
responder a Alamar Régis Carvalho
para lcarlosnogueira@gmail.com
data 30 de março de 2010 14:48
assunto Nova carta ao Ministro das Comunicações e ANATEL
enviado por alamar1.disparadordeemails.com
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ocultar detalhes 30 mar (1 dia atrás)

De: Alamar Régis Carvalho

Para: Luiz Carlos Nogueira

Assunto: Nova carta ao Ministro das Comunicações e ANATEL

Luiz Carlos: Em janeiro mandei uma carta para lá e eles tomaram providências, acabando com uma safadeza no Brasil. Agora denuncio outra safadeza e estou contando contigo, pra ver se a gente consegue acabar com mais uma.

Comunicado Inicial Eu nunca mando e-mail para ninguém, pedindo para abrir fotos, mandando torpedos, cartões, telegramas, etc. Caso você receba algo assim, com meu nome ou com a extensão ...@redevisao.net, não abra. Cuidado. Também nunca mando e-mails, tipo SPAM, para pessoas que não os querem receber. Se, por acaso, o seu e-mail está em minha lista, sem o seu desejo, é porque algum amigo seu me pediu para inserir, sem lhe consultar. Peça para retirar, que eu retirarei, imediatamente.

Nova carta ao Ministro das Comunicações

e Presidente da ANATEL

Queixa de roubo e pedidos de providências

Prezado Luiz Carlos:

Em 7 de janeiro, eu enviei uma carta ao Ministro das Comunicações e ao Presidente da ANATEL, denunciando uma pouca vergonha que era praticada pelas companhias de telefonia celular, que era o envio de mensagens e propagandas para os celulares das pessoas, mensagens aquelas que, absurdamente, eram cobradas dos usuários, sem que eles percebessem.

A ANATEL e o Ministério das Comunicações entraram em contato comigo, através de várias pessoas.

Um mês depois, a imprensa de todo o Brasil estava anunciando que eles acabaram com aquela farra sem vergonha, das operadoras.

Mas perguntemos: As providências tomadas foram por conta apenas da carta de um brasileiro, no caso o Alamar?

Não. Eu tenho certeza de que aquela providência foi tomada porque os leitores do Alamar, também escreveram para lá, concordaram com o que foi pedido na carta, pediram também para que acabassem com aquela pouca vergonha e, ainda por cima, retransmitiram o email para o Brasil inteiro, inclusive para radialistas e pessoas de imprensa, e vários outros amigos dessas pessoas, também, entraram na onda e exerceram uma pressão enorme.

Eu sei disto, porque os próprios funcionários do ministério e da ANATEL me falaram isto, nos contatos que tiveram comigo.

Agora, acabei de enviar outra carta, Luiz Carlos. Desta vez pedindo providências para que eles acabem com outro roubo descarado praticado, também, pelas operadoras de celular, que é o estabelecimento de prazos para uso dos créditos comprados pelos usuários, em trinta dias, quando eles roubam todo o saldo dos clientes, prejudicando muita gente.

Dê uma olhada na carta abaixo e veja o conteúdo.

Não sei se desta vez vão agir como agiram da outra vez, mas estou, novamente, fazendo a minha parte.

Estou pedindo, mais uma vez, aos meus amigos, e peço para você também, Luiz Carlos, caso você concorde que todos devemos lutar contra a pouca vergonha praticada em nosso País, que também mande o seu e-mail, para eles, protestando, ao mesmo tempo que retransmita esta mensagem para a sua lista de amigos, a fim de que o maior número possível de pessoas tome conhecimento destes fatos.

O E-mail do Ministro Hélio Costa é: gabinete@mc.gov.br

O E-mail do Ronaldo Sardemberg, Presidente da Anatel, é: presidencia@anatel.gov.br

Se puder mandar também para o pessoal da imprensa da sua região e ao deputado e senador, para os quais você votou, melhor ainda, porque quanto mais o assunto ficar exposto, melhor.

Eis a carta.

----- Original Message -----

Sent: Monday, March 30, 2010 02:05 PM

Subject: PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS CONTRA MAIS UM ROUBO

São Paulo, 30 de março de 2010.

De: Alamar Régis Carvalho

Aos Senhores:

Hélio Costa – DD Ministro das Comunicações

gabinete@mc.gov.br

Ronaldo Mota Sardemberg – Presidente da ANATEL

presidencia@anatel.gov.br

Brasília, DF

Prezados senhores:

Mais uma vez, está aqui, este brasileiro, Alamar Régis Carvalho, Analista de Sistemas, escritor, profissional de rádio e televisão, residente em São Paulo, Capital, e-mail alamar@redevisao.net, em princípio para agradecer a atenção que me foi dispensada da vez anterior, pelo retorno, através de telefonemas e por carta, quando denunciei os abusos praticados pelas operadoras de telefonia celular, que enviavam mensagens para os telefones das pessoas e cobravam, sem que elas soubessem, e os senhores, energicamente, tomaram as devidas providências, imediatamente, proibindo a famigerada prática em todo o país, o que foi amplamente divulgado pela imprensa.

Agora, quero protestar contra outra extorsão, tão sem vergonha quanto a anterior, praticada pelas mesmas operadoras de telefonia móvel, e gostaria muito que os senhores apreciassem e também proibissem que fosse continuada no Brasil.

A validade dos créditos comprados para ligações em celulares

Ao cidadão deve ser respeitado o direito por todo bem ou serviço que compre, independente da data que quer utilizar esse bem ou serviço.

Em qualquer atividade que se use aquilo que se chama “carta de crédito”, esses créditos são sempre propriedade do cliente.

Quando depositamos valores em contas bancárias, sejam eles de que natureza for, não existe o caso de banco nenhum estabelecer que o cliente perca todo o seu saldo no espaço de trinta dias e nem em tempo nenhum.

As operadoras de telefonia móvel não respeitam isto, exigem que o cliente do telefone pré-pago compre créditos, todos os meses, roubam-lhe todo o saldo, ao final de cada mês, deixando-o sem o direito de realizar ligações, mesmo tendo sido pagas com antecedência, obrigando-o a comprar mais, mais e mais, numa ganância, sem precedentes na história das comunicações brasileiras, o que se constitui numa prática desonesta e desrespeitosa ao cidadão brasileiro.

Observem, senhor Ministro Hélio e senhor Presidente Ronaldo, que já há um absurdo na cobrança do minuto da ligação feita, de um celular para um fixo, na ordem de mais de R$ 2,00 (dois reais), o que representa uma tarifação excessiva, posto que os custos da operação da referida telefonia não são tão elevados assim, para justificar valores tão elevados. Determinem que técnicos e peritos dignos façam averiguações, sobre isto, e os senhores vão perceber que valiosa mina de ouro, diamante e pedras super-preciosas representam ter uma concessão para operar telefonia celular em nosso país.

É algo parecido com as tintas chamadas “legítimas” de impressoras de computador, que hoje custam mais de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) o litro, um verdadeiro absurdo, quando a tecnologia já comprovou que pode-se imprimir, utilizando-se tintas, tão eficientes quanto, ao custo de menos de $ 100,00 (cem reais), o que caracteriza o superfaturamento, nesta extorsão popular vergonhosa.

É o que acontece nos minutos cobrados, pela telefonia, em nosso país.

Além de tudo isto, ilustres senhores, essas empresas ainda se acham no direito de estabelecerem prazo de validade de trinta dias, para que o cidadão use o crédito que é dele, que foi comprado por ele e que ele deve utilizar quando se fizer necessário e não obrigado a ter que consumir, consumir e consumir, como querem impor as operadoras?

Isto é um roubo!

Se fizermos um cálculo, por alto, mesmo sem dados estatísticos em cima dos reais números, partindo de um número exemplo básico de 100 milhões de usuários pré-pagos, cada um deles comprando 10 reais de crédito, todo mês, e as operadoras roubando 5 reais, que não foram utilizados, implicam que elas estão obtendo uma arrecadação gigantesca de 500.000.000,00 (quinhentos milhões de reais) todos os meses, o que implica em R$ 3.000.000.000,00 (três bilhões de reais) ao longo de um ano, receita essa absolutamente líquida.

E tem outro detalhe: A média de crédito comprada por cada usuário não é de apenas dez reais, é bem mais.

Tudo isto além do lucro absurdo que elas já têm, ao cobrarem os valores tão absurdos e superfaturados pelos minutos que são, de fato, consumidos pelos clientes.

Isto é um absurdo.

Que determinem o fim desta farra

Em nome de muitos brasileiros, venho aqui pedir aos senhores que determinem, imediatamente, que acabem com esta pouca vergonha que prejudica a tantos brasileiros. Não pode existir prazo para uso dos créditos comprados para telefonia celular, os créditos devem ser cumulativos, assim como cumulativos são os dinheiros pagos pelos clientes nas contas bancárias das operadoras que, por sua vez, obtém outros lucros, ainda, com a aplicação desses valores nas diversas opções bancárias do crescimento do dinheiro de quem já tem muito.

Por todo o exposto, agradeço antecipadamente pela atenção dispensada a esta causa de interesse nacional, coloco-me a disposição dos senhores no que eu puder ser útil, inclusive na área tecnológica, e faço votos de sucesso na tarefa de administrarem os destinos das comunicações em nosso País.

Atenciosamente.

Alamar Régis Carvalho

ANALISTA DE SISTEMAS

alamar@redevisao.net

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