terça-feira, 26 de abril de 2011

iPhone rastreia usuários mesmo quando serviços de localização estão desabilitados

seg , 25/4/2011

Redação Época

Por Renan Dissenha Fagundes

10 Mais Tags: 240411, Apple, iPhone, Wall Street Journal


A afirmação de dois pesquisadores na última quarta-feira (20) de que o iPhone e o iPad guardam um arquivo com dados sobre a localização e movimentação dos usuários não foi comentada oficialmente pela Apple. A um usuário do site MacRumors, Steve Jobs teria dito por email que, ao contrário de celulares com Android, o iPhone não rastreia os seus usuários.


Em julho de 2010, respondendo a perguntas do congresso americano, a Apple havia afirmado que certos dados, anônimos, eram coletados apenas se os usuários deixassem serviços de localização ligados.


Uma reportagem publicada pelo Wall Street Journal nesta segunda-feira (25), entretanto, mostra que o arquivo descoberto na última semana continua sendo atualizado, com informações das torres de celular, mesmo com esses aplicativos e serviços desabilitados. O test do WSJ foi feito em um iPhone 4 com as configurações de fábrica e a última versão do iOS.


O Journal desabilitou os serviços de localização (que estavam ligados por padrão) e registrou imediatamente os dados que foram inicialmente recolhidos pelo celular. O Journal então levou o celular para novos lugares e observou os dados. Durante várias horas em que o celular foi movido, ele continuou a recolher dados de localização de novos lugares.

3 comentários

Fonte: Revista Época (Digital) – O Filtro – Clique aqui para conferir

Nenhum comentário:

Postar um comentário