quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Congressista abandona apoio a lei antipirataria nos EUA

O protesto contra a lei antipirataria, a Stop Online Piracy Act (SOPA) e a Protect IP Act (PIPA),começou a surtir efeito nos EUA. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, um dos principais defensores da ideia, o senador pelo Estado da Flórida, Marco Rubio, colocou em sua página no facebook uma mensagem em que fala que abandona o apoio ao projeto para proteção do IP. O anúncio do senador republicano veio após os principais sites americanos iniciarem nesta quarta-feira (18) um protesto contra lei. A Wikipédia em inglês, Word Press e Reddit ficaram fora do ar por 24 horas. O Google colocou uma tarja preta sobre seu logo e a revista Wired censurou todas chamadas de matéria também com uma faixa preta.

“Eu decidi retirar o meu apoio para o ato de proteger de IP. (…) Em vez disso, devemos empenhar mais tempo para lidar com as preocupações levantadas por todos os lados e discutir uma nova legislação que aborda a pirataria na Internet, protegendo o acesso livre e gratuito à Internet. Por favor, compartilhe este artigo para dar suporte à necessidade para o balanceamento de empregos americanos e liberdade na internet.”

Os projetos visam atualizar a lei de Propriedade Intelectual, de 2008, e reforçar as penas para violação dos direitos autorais. Atualmente, a SOPA e a PIPA tramitam, respectivamente, na Câmara dos Representantes e no Senado dos Estados Unidos e têm o apoio de empresas de games, de gravadoras, produtoras cinematográficas, emissoras de televisão e editoras de livros, da Câmara de Comércio dos EUA, e da maior central sindical americana, a AFL-CIO.

A votação ainda não tem data para acontecer, mas a Casa Branca anunciou, em um comunicado oficial, que não vai aprovar as leis da maneira como elas foram redigidas porque o texto apresenta falhas.

Keila Cândido


Fonte: Revista Época – Coluna “O Filtro” – Clique aqui para conferir

Nenhum comentário:

Postar um comentário