quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

A VANTAGEM DE SER EUROPEU - Por HUMBERTO PINHO DA SILVA








Quando estive em São Paulo, conversei com simpático casal, descendente de antigos emigrantes italianos.

A meio da conversa, a senhora, declarou-me que, agora, também era portuguesa.

Perguntei-lhe como conseguira, já que a supunha descendentes de italianos.

- É uma longa história… - disse-me o marido.

E narrou-me como obteve a cidadania portuguesa:
Como quase todos têm duas ou três nacionalidades, no Brasil, também minha mulher quis ter passaporte europeu. Tentei junto do consulado italiano, mas não foi possível descobrir a localidade onde nasceram os antepassados.

Fiz várias tentativas: escrevi cartas, mandei mensagens electrónicas… mas nada. Sem certidão de nascimento dos ascendentes, nada feito.

Foi então que alguém se lembrou que u
m dos meus avós era português, natural de Barcelos.

Desloquei-me ao consulado de Portugal e após varias pesquisas infrutíferas, consegui descobrir a aldeia onde nascera.

Depois foi fácil. Decorrido tempo recebi documento dizendo que tinha nascido em Lisboa!

- Qual o interesse em ser europeu?! - Perguntei.

- Pode-se viajar livremente pela Europa - Respondeu prontamente. - Os filhos e netos podem adquirir também a nacionalidade, e concorrer a empregos na Europa; e, como sabe, como cidadão europeu, posso ser internado em hospitais do primeiro mundo, quase gratuitamente….

- Mas a esposa continua brasileira? ….

- Não! - Corrigiu o meu interlocutor. Como é casada, agora, com um português, passou também a sê-lo.

Fiquei a pensar: com essa facilidade, qualquer dia, os europeus, serão, em estatística, os maiores do mundo! …



HUMBERTO PINHO DA SILVA    - Porto, Portugal


publicado por solpaz às 11:44
link do post | comentar | favorito 
Adicionar ao SAPO Tags | Blogar isto

Nenhum comentário:

Postar um comentário