domingo, 22 de abril de 2012

HOJE ( 22 DE ABRIL) – COMEMORA-SE O DIA MUNDIAL DA TERRA



Luiz Carlos Nogueira

nogueirablog@gmail.com








No dia 22 de abril de1970, foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson O Dia da Terra . A intenção foi para que, todo ano, nesse dia, seja reforçada a necessidade de todos os habitantes deste planeta tomarem cada vez mais, a consciência dos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra, caso contrário, chegará o dia em que viver neste lugar será insuportável ou quase impossível.


Neste dia, rememora-se a Teoria de Gaia ( teoria criada pelo cientista e ambientalista inglês James Ephraim Lovelock, no ano de 1969), também conhecida como A hipótese de Gaia, ou seja, é uma tese que afirma que o planeta Terra é um ser vivo. De acordo com esta teoria, nosso planeta possui a capacidade de auto-sustentação, ou seja é capaz de gerar, manter e alterar suas condições ambientais. O nome da teoria foi criado em homenagem a deusa Gaia, a divindade que representava o planeta Terra na mitologia grega.


Mas segundo afirmou Lovelock em janeiro de 2004, quando escreveu para o jornal britânico "The Independent", que como resultado do aquecimento global no final do século 21:"Bilhões de nós morrerão e os poucos casais férteis de pessoas que sobreviverão estarão no Ártico onde o clima continuará tolerável".


Lovelock estimou que até final do século, a temperatura média nas regiões temperadas aumentarão 8°C e nos trópicos até 5°C, tornando a maior parte das terras agriculturáveis do mundo, inabitáveis e impróprias para a produção de alimentos. Portanto, diz esse pesquisador ambientalista que: "Temos que ter em mente o assustador ritmo da mudança e nos darmos conta de quão pouco tempo resta para agir, e então cada comunidade e nação deve achar o melhor uso dos recursos que possui para sustentar a civilização o máximo de tempo que puderem".


ENTÃO HOJE TODOS HABITANTES DESTE PLANETA, DEVERIAM SER LEVADOS À PROFUNDA REFLEXÃO DE QUE É PRECISO RESPEITAR E CUIDAR DESTA NOSSA MÃE TERRA.


Veja o vídeo “O Pálido Ponto Azul” – Carl Sagan – Clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário